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SAE Brasil Aerodesign

Disputa aérea

EESC-USP Charlie (aeronave azul) fi cou em primeiro na Classe Aberta e Car-Kará Open (vermelha e amarela) em segundo

SÉRGIO FUJIKI/COMPANHIA DE IMPRENSA EESC-USP Charlie (aeronave azul) ficou em primeiro na Classe Aberta e Car-Kará Open (vermelha e amarela) em segundoSÉRGIO FUJIKI/COMPANHIA DE IMPRENSA

Aeronaves projetadas e construídas por estudantes de 57 instituições de 15 estados brasileiros, além do México e da Venezuela, disputaram em outubro a décima edição da Competição SAE Brasil Aerodesign, em São José dos Campos, no interior paulista.  A equipe Uai Sô Fly, da Universidade Federal de Minas Gerais, foi a campeã da Classe Regular ao transportar 12,20 quilos (kg) de carga, e a Keep Flying, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), ficou com o segundo lugar. A EESC-USP Charlie, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, venceu pela terceira vez a Classe Aberta ao carregar 19,33 kg, e a Car-Kará Open, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ficou em segundo. Na Categoria Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10cc. Na Aberta, não há restrição ao número de motores, desde que a soma das cilindradas não ultrapasse 14,9 cc. Participaram da disputa, organizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), cerca de 800 estudantes de 72 equipes. Os dois primeiros colocados da Classe Regular e o primeiro da Aberta vão representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2009, nos Estados Unidos.

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