Migrações

Migrações de leveduras

daniel buenoUma espécie rara de levedura pode contribuir para o entendimento da dispersão mundial de microrganismos por humanos. A Saccharomycopsis fodiens foi isolada do néctar de uma flor visitada por besouros da família dos nitidulídeos presentes em todos os continentes. Mas essa levedura foi identificada, por pesquisadores das universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Western, do Canadá, e da Pontifícia Universidade Católica do Equador, apenas em três locais: Austrália, Costa Rica e Ilhas Galápagos, no Equador. Outras espécies de levedura são encontradas em besouros no mundo todo. Para eles, a identificação em locais tão distantes um do outro está relacionada à dispersão humana. Os locais onde foi encontrada a S. fodiens podem ser explicados por uma hipótese que leva aos antigos polinésios em migrações para o sul, em Taiwan, e ao leste, para as ilhas do Pacífico e eventualmente para a América do Sul, levando plantas de batata-doce cujas flores atraem besouros e abrigam leveduras. Os autores da hipótese de dispersão são os pesquisadores equatorianos Enrique Javier Carvajal e Patricia Portero. O trabalho foi liderado pelo canadense Marc-André Lachance e contou também com Carvajal, os brasileiros Carlos Rosa e Larissa Freitas e com a canadense Jane Bowles (International Journal of Systematic and Evolutionary Microbiology, junho 2012).