Imprimir PDF Republicar

Educação para inovação

Preparação do Fórum

eduardo cesarAbertura da reunião preparatória: José Arana Varela, diretor-presidente do CTA da FAPESP; Helena Nader, presidente da SBPC; o presidente da FAPESP, Celso Lafer; o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp; Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências; e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundaçãoeduardo cesar

A FAPESP sediou, entre os dias 29 e 31 de agosto, o primeiro de sete encontros preparatórios para o Fórum Mundial de Ciência, que será realizado em novembro de 2013 no Rio de Janeiro com o tema “Ciência para o Desenvolvimento Global: da Educação para a inovação”. 
Uma videoconferência de Michael Clegg, professor de genética da Universidade da Califórnia, abriu o encontro preparatório – o furacão Isaac de última hora impediu o seu voo para o Brasil. Clegg falou sobre o papel das redes de academias de ciência e das redes formadas por elas. Um cardápio variado de temas foi discutido, das formas de fazer ciência aos problemas de governança, dos esforços no campo da educação aos desafios enfrentados no século XXI pelas áreas do conhecimento. Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico 
da FAPESP, fez uma apresentação sobre“As diferentes facetas 
da ciência” e abordou a extrema complexidade da ciência, um modo 
de conhecimento inspirado pelas ideias.“O lugar das ideias, o lugar das ciências não é só nas universidades, mas nas empresas também”, disse Brito. 
Ele mostrou, com exemplos, como há ideias que demoram para ir ao mercado,  outras que chegam lá mais rapidamente e existem aquelas que se desenvolvem só pelo prazer do conhecimento. Observou que as relações entre a ciência e suas aplicações têm sempre um caráter sinuoso. Luiz Davidovich, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, falou sobre as várias percepções e importância da ciência básica ao longo da história, como a física quântica delineada no início do século XX por jovens cientistas sem nenhum aspecto utilitário, mas que ao longo dos anos foi utilizada em aplicações como lasers, chips e aparelhos de ressonância magnética.

Republicar