Imprimir PDF Republicar

ciência prática

Melhor e mais rápido

Físico dá dicas em blog para pesquisador enfrentar exigências acadêmicas

096_carreiras_208-2Arquivo PessoalEm 2011, dez anos depois de chegar para um pós-doutorado e sete depois de ser contratado como professor na Universidade Estadual de Oklahoma, Estados Unidos, o físico Eduardo Yukihara resolveu criar um blog, o Ciência Prática, para reunir dicas práticas e discutir problemas sobre a elaboração e publicação de artigos científicos e a carreira acadêmica. “Existia também uma motivação pessoal, que era me forçar a escrever em português e manter contato com a comunidade científica no Brasil”, diz Yukihara, 39 anos.

“Como escolher um orientador de mestrado ou doutorado” e “Deve-se ou não evitar usar a primeira pessoa em linguagem científica?” foram alguns dos tópicos recentes do blog (cienciapratica.wordpress.com), escrito com Emico Okuno, sua ex-orientadora na Universidade de São Paulo (USP). “Chegamos a mais de 6 mil acessos por semana e nos últimos dois meses tivemos mais de 20 mil acessos por mês”, disse ele. “Temos um número crescente de colaboradores, como André Sawakuchi, da USP, e Alejandro Frank, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Eles estão escrevendo artigos excelentes, que serão publicados em breve.”

O artigo sobre os primeiros passos para escrever um artigo científico, publicado em março, foi compartilhado 239 vezes no Facebook, enquanto um sobre mudança de carreira, escrito por Emico Okuno, foi um dos mais debatidos. Yukihara também recebe informações preciosas. “Foi por meio de um leitor que soube da Fundação Alexander von Humboldt e decidi submeter um projeto para realizar na Alemanha.” Ele aguarda a resposta.

Republicar