Armazenamento de energia

Bituca armazena energia

Filtro de cigarro pode melhorar eficiência de equipamentos elétricos

eduardo cesarFiltro de cigarro pode melhorar eficiência de equipamentos elétricoseduardo cesar

Pesquisadores coreanos descobriram como os mais de 5 trilhões de filtros de cigarro que os fumantes do mundo todo lançam no lixo a cada ano podem ser reaproveitados para aumentar a eficiência de turbinas eólicas a carros elétricos. Uma equipe liderada pelo químico Jongheop Yi, da Universidade Nacional de Seul, descreveu em agosto na revista Nanotechnology um processo que transforma as fibras de acetato de celulose (tóxicas e não biodegradáveis) das bitucas de cigarro em um material poroso que aumenta o desempenho de componentes eletrônicos conhecidos como supercapacitores. Os supercapacitores hoje disponíveis no mercado são feitos com materiais à base de carbono. Em geral, eles armazenam relativamente menos energia elétrica do que as baterias convencionais, mas vêm ganhando espaço por durarem mais tempo, além de carregarem e descarregarem milhares de vezes mais rápido. A nanotecnologia tenta melhorar o desempenho dos supercapacitores atuais substituindo esses materiais por grafeno ou nanotubos de carbono. Os pesquisadores de Seul queimaram as bitucas de cigarro a temperaturas elevadas e na presença de nitrogênio e obtiveram um tipo de carbono poroso. Nos testes, esse material foi capaz de armazenar mais energia do que todos os outros avaliados anteriormente.