vecmap

Insetos monitorados

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou um comunicado confirmando a viabilidade econômica e operacional do Vecmap, um programa lançado em fase experimental em 2009 para mapear focos de insetos transmissores de doenças, utilizando satélites e equipamentos de telecomunicações. No total, 12 instituições em nove países europeus testaram o Vecmap para a produção de mapas que mostram a probabilidade de ocorrência de mosquitos vetores de doenças, como dengue, malária e chikungunya. “Nos testes realizados até o momento, o sistema auxiliou os pesquisadores a escolherem com mais precisão os locais a serem analisados, economizando tempo e custos com o trabalho de campo”, diz a nota. O Vecmap constitui um conjunto de softwares e serviços, incluindo um aplicativo para smartphones, que ajuda o pesquisador em estudos de campo, fornecendo informações sobre a localização dos focos de mosquitos. O programa conta com a colaboração de agências públicas de saúde de vários países europeus, como Bélgica, Grã-Bretanha, Itália e Suíça.