sopa primordial

Solução expansiva

cernSopa primordial: plasma de quarks e glúons criado pela colisão de núcleos atômicos pesadoscern

Físicos teóricos descobriram a primeira solução matemática que descreve exatamente a expansão de uma gota de plasma de quark e glúons. Apelidado de sopa primordial cósmica, o plasma de quark e glúons é o estado que a matéria alcança quando os prótons e nêutrons dos núcleos atômicos se dissolvem em um líquido 250 mil vezes mais quente que o Sol (ver Pesquisa Fapesp nº 213). Esse plasma é criado em pequenas quantidades quando núcleos atômicos pesados colidem nos grandes aceleradores de partículas, como o LHC, na Europa, e o RHIC, nos Estados Unidos. As propriedades da gota de plasma em expansão, porém, só podem ser calculadas de modo aproximado, por simulações em computador. “Esses cálculos são complexos e não havia como garantir a acurácia dos resultados”, explica Jorge Noronha, físico da Universidade de São Paulo que resolveu o problema em parceria com o brasileiro Gabriel Denicol, da Universidade McGill, e colegas de instituições norte-americanas. Os físicos podem agora usar a solução descrita em novembro na Physical Review Letters para verificar se os cálculos detalhados feitos por computador estão corretos. “Nossa solução virou um teste padrão”, diz Noronha.