ipbes

Conceitos de natureza

léo ramosIpbes define conceitos que serão empregados em relatórios sobre a biodiversidade, como a da Amazônialéo ramos

Pesquisadores ligados à Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (Ipbes, na sigla em inglês), criada em 2012, publicaram um documento na revista Current Opinion in Environmental Sustainability, no qual apresentam a estrutura conceitual da plataforma. O texto é assinado por 86 cientistas de diversos países, entre eles os brasileiros Eduardo Brondizio, da Universidade de Indiana (EUA), Jean Paul Metzger, da Universidade de São Paulo (USP), e Carlos Joly, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenador do Programa Biota-FAPESP. O trabalho faz uma síntese de termos usados pela comunidade científica, como biodiversidade e serviços ecossistêmicos, e os relaciona com outros empregados por comunidades tradicionais com o mesmo significado, tais como “mãe natureza” e “presentes da natureza”, por exemplo. “Muitos países ainda lidam com conhecimentos tradicionais e não aceitam alguns termos da ciência moderna. Houve uma preocupação de primeiro compreender como populações diferentes se relacionam com a natureza”, diz Metzger.