IAG-USP

Reportagens compiladas

O livro lançado pelo IAG-USP: seleção de textos publicados em Pesquisa FAPESP

eduardo cesarO livro lançado pelo IAG-USP: seleção de textos publicados em Pesquisa FAPESPeduardo cesar

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) lançou um livro que reúne 62 reportagens e entrevistas publicadas por Pesquisa FAPESP entre 2001 e 2013 que envolvem pesquisas com participação do instituto. A obra, intitulada Do centro da Terra às fronteiras do Universo – Um compêndio de pesquisas em astronomia, geofísica e ciências atmosféricas, será distribuída a alunos, professores e funcionários da USP e colaboradores do IAG. Também será disponibilizada uma versão on-line no site do instituto. O objetivo do projeto foi coletar e organizar todas as reportagens que envolveram trabalhos realizados pelo IAG financiados pela FAPESP nesse período. A iniciativa faz parte do programa IAG 2020, que busca planejar o futuro da pesquisa no instituto. “Decidimos compilar o material de Pesquisa FAPESP para mostrar que é possível divulgar assuntos ligados à astronomia, meteorologia e outras áreas numa linguagem simples, agradável e de qualidade”, diz Augusto José Pereira Filho, professor do IAG e um dos organizadores da coletânea. Ao longo de 12 anos, foram produzidas mais de 240 páginas de conteúdo jornalístico relacionado a diversos temas pesquisados no IAG em projetos apoiados pela FAPESP. Para a astrônoma Beatriz Barbuy, professora do IAG, a divulgação científica é fundamental para o reconhecimento da pesquisa na sociedade. “Ter contato com esse tipo de jornalismo, mais comprometido com o aprofundamento do assunto, é bom não só para alunos de física e astronomia, como também para aqueles que ainda estão na fase de decidir qual profissão seguir”, diz ela.