Astronomia

O clima nos exoplanetas

NASA, ESA G. e Bacon (STScI)Ilustração do exoplaneta HAT-P-7b, um dos seis estudados: tardes extremamente quentes, com céu abertoNASA, ESA G. e Bacon (STScI)

O clima em seis planetas extrassolares gigantes, de tamanho semelhante a Júpiter, descobertos pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa, pode apresentar variações significativas ao longo do dia. Estudo publicado por astrofísicos das universidades de York e de Toronto, no Canadá, traz evidências de que as manhãs em quatro exoplanetas (Kepler-7b, Kepler-8b, Kepler-12b e Kepler-41b) tendem a ser nubladas e escuras (Astrophysical Journal, 12 de maio). Em outros dois mundos extrassolares (Kepler-76b e HAT-P-7b), as tardes eram extremamente quentes, com céu aberto. Para obter dados sobre as características da atmosfera dos planetas, os cientistas mediram as mudanças de fase – variações no nível da luminosidade refletida sobre esses mundos – enquanto esses corpos celestes circundavam sua estrela-mãe. “Apesar de termos descoberto milhares de planetas extrassolares, ainda é um mistério como esses mundos distantes se parecem”, afirma Lisa Esteves, da Universidade de Toronto, principal autora do estudo. Nas últimas duas décadas, foram identificados quase 5.500 candidatos a planetas fora do sistema solar, dos quais mais de 1.800 tiveram sua existência confirmada. No futuro próximo, os astrofísicos esperam medir as alterações do clima em planetas extrassolares menores e rochosos, como a Terra.