Contas refeitas

Recontagem apura o número de Avogadro

Enrico Massa e Carlo Sasso /INPMContas refeitas: esta esfera de silício foi usada para aumentar a precisão de um número básico da químicaEnrico Massa e Carlo Sasso /INPM

Mesmo quem prestou vestibular há muito tempo talvez se lembre do número de Avogadro: 6 x 1023. Esse valor é apenas uma aproximação para facilitar as contas nas aulas e nas provas de química. De acordo com a mais recente medida do número de Avogadro, realizada por pesquisadores da Itália, Japão e Alemanha, o valor exato deve estar entre 6,02214071 x 1023 e 6,02214093 x 1023 (Journal of Physical and Chemical Reference Data, julho de 2015). Para determinar esses valores, a equipe liderada por Giovanni Mana, do Instituto Nacional de Pesquisas Metrológicas, em Torino, Itália, desenvolveu um novo método para contar com precisão todos os átomos que formam uma esfera de um quilograma, feita do elemento silício–28. Os químicos usam o número de Avogadro para comparar as massas de substâncias diferentes e acompanhar suas reações químicas, por meio de uma unidade chamada mol.