Imprimir PDF Republicar

Carreiras

Motivação da mudança

Depois de 10 anos, engenheiro deixa a universidade para trabalhar com tecnologia da informação na IBM

Carreiras_2W6A0766ibmO desejo de se dedicar totalmente à pesquisa aplicada foi a maior motivação que levou o engenheiro de computação Renato Cerqueira, de 45 anos, a trocar a posição na academia por um cargo numa empresa privada. Depois de 10 anos lecionando em tempo integral no Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), ele se transferiu em setembro de 2011 para o Laboratório de Pesquisas da IBM Brasil, na capital fluminense. “Sempre gostei de pesquisa aplicada, de ver o resultado do meu trabalho colocado à disposição da sociedade. Um dia, um colega do IBM Research me convidou para um teste no laboratório recém-criado no Rio”, conta Cerqueira. Ele se interessou, participou de um processo seletivo e foi contratado.

No início, Cerqueira foi incorporado a uma das equipes de pesquisa do IBM Research, mas com um ano de casa assumiu a gerência da área de Soluções para Recursos Naturais do laboratório. A unidade é responsável por abordar desafios científicos e tecnológicos enfrentados pelas indústrias de petróleo e gás, mineração e agricultura, por meio do desenvolvimento de soluções que combinam modelos analíticos baseados em dados com modelos físicos, construídos sobre plataformas computacionais em nuvem.

No seu dia a dia, Cerqueira lidera uma equipe de algumas dezenas de pesquisadores com especializações em diferentes áreas, tais como ciência da computação, engenharias elétrica, mecânica e civil, matemática aplicada, estatística, lógica e linguística. Essa equipe se dedica a investigar e criar novos métodos e tecnologias de software para a caracterização e gerência de recursos naturais, assim como para o aprimoramento das operações das indústrias do setor de recursos naturais.“São, por exemplo, programas que ajudam os gestores de companhias petrolíferas na tomada de decisão sobre explorar ou não determinado reservatório de óleo. Trabalho num ambiente instigante, exposto a uma diversidade de desafios e interagindo com cientistas que atuam em laboratórios da IBM em diversos lugares do mundo”, afirma. “É muito bom fazer pesquisa numa organização que conta com uma rede global de 3 mil cientistas.”

A decisão de deixar a PUC-Rio, no entanto, não foi tão fácil. Foi lá que Cerqueira fez  graduação, mestrado e doutorado – os dois últimos em ciência da computação. Nos 10 anos em que lecionou na universidade, publicou mais de 40 artigos científicos e orientou 38 alunos de mestrado e doutorado. Ele diz que tem saudades da sala de aula e do ambiente acadêmico e planeja voltar a lecionar. Com uma ressalva: “Sem abrir mão do trabalho na empresa, que me proporciona muita satisfação”.

Republicar