cabelo, barba e sobrancelha

O gene do cabelo branco

Tecnocienciadaniel buenoA análise do DNA de 6.357 habitantes do Brasil, Colômbia, Chile, Peru e México forneceu pistas importantes sobre a influência de trechos do genoma humano em relação à cor, forma e ausência de cabelos e características das sobrancelhas e da barba (Nature Communications, 1º de março). Foram identificadas 18 associações entre genes e traços físicos dos participantes do estudo, coordenado por pesquisadores da University College London. Segundo os autores do trabalho, 10 dessas associações são inéditas. Duas descobertas ganharam destaque: o papel do gene IRF4, presente no cromossomo 6, sobre o processo de perda de cor dos cabelos e o efeito de uma mutação no gene PAX3, encontrado no cromossomo 2, sobre o formato das sobrancelhas. O IRF4 participa do controle da produção e do armazenamento de melanina, pigmento escuro presente na pele e nos cabelos. No caso do PAX3, o artigo mostra que uma variante do gene faz com que os dois supercílios se juntem e formem uma única sobrancelha. O estudo foi realizado com habitantes da América Latina devido a sua grande variabilidade genética e características capilares. A parte brasileira do trabalho foi feita pelo grupo dos professores Francisco Salzano e Maria-Cátira Bortolini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).