Imprimir PDF Republicar

Carreiras

Curso ensina a elaborar projetos de pesquisa

A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) promoverá entre os dias 2 e 5 de maio, em Brasília, a 12ª edição do curso “Elaboração de projetos e captação de recursos financeiros em ciência, tecnologia e inovação: Da teoria à prática”. O objetivo é promover a cultura de elaboração e gestão de projetos voltados à captação de recursos financeiros necessários para o desenvolvimento e implementação de pesquisas científicas, tecnológicas ou de inovação (CT&I) no Brasil.

Destinado a empresários de micro e pequenas empresas — sobretudo as de base tecnológica —, empreendedores de empresas incubadas, analistas, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e gestores de políticas públicas de CT&I, o curso será ministrado pelo economista Félix Andrade da Silva, assessor da Abipti, e está estruturado no formato de aulas teóricas e oficinas.

A proposta é que os indivíduos possam trabalhar em grupos e tenham a oportunidade de aplicar na prática os conceitos e as técnicas de estruturação de proposta de pesquisa discutidas e analisadas ao longo do curso. Serão apresentados os princípios, métodos e as técnicas básicas para a elaboração de propostas de projetos de pesquisa voltadas às principais agências de financiamento e instituições de fomento à CT&I, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no endereço bit.ly/cursoElaboraProjetos.

Republicar