Tecnociência

Genoma de planta é seqüenciado

Acabou o seqüenciamento da planta-modelo da biologia. A Arabidopsis thaliana, uma espécie de erva daninha, aparentada da mostarda e originária de climas temperados, é o primeiro vegetal a ter seu genoma totalmente seqüenciado. Trezentos pesquisadores de instituições públicas e privadas da Europa, Estados Unidos e Japão trabalharam na planta desde 1996 no consórcio Iniciativa do Genoma da Arabidopsis. A escolha recaiu sobre esta espécie por ela ser de pequeno porte, fácil de cultivar, ter um rápido ciclo de vida (de até seis semanas) e, principalmente, por ter tudo o que as outras têm em versão compacta. Todos os 26 mil genes foram seqüenciados – resta descobrir a função de todos eles.

A pesquisa foi capa da Nature de 14 de dezembro. “Com esse conhecimento, será possível entender boa parte das funções de todas as outras plantas”, diz Marcelo Carnier Dornelas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP). Ele foi um dos poucos pesquisadores fora dos grandes centros a participar do seqüenciamento da Arabidopsis durante doutorado realizado na Universidade Paris-11 e é um dos coordenadores do Genoma Cana. Hoje, aplica o que já se sabe da planta em estudo sobre o florescimento de árvores.