Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Anticorrosivo ganha prêmio Petrobras

Um projeto para a produção de um filme fino de carbono tipo diamante – material conhecido como DLC – com propriedades de alta dureza, grande resistência a ataques químicos e excelentes propriedades ópticas garantiu o segundo lugar no 3º Prêmio Petrobras de Tecnologia de Dutos à aluna Paula Maria Nogueira, da Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O primeiro lugar ficou com Viktor Nigri Moskowicz, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com um projeto sobre monitoração de dutos com fibra óptica. O projeto paulista, que envolve pesquisadores da USP nas escolas Politécnica e de Engenharia de São Carlos, é oriundo de um trabalho de iniciação científica financiado pela FAPESP. Os filmes de DLC sobre amostras de silício, aço inoxidável e aço carbono foram submetidos a testes de corrosão por soluções ácidas e básicas, solventes orgânicos e petróleo.

Segundo o orientador do trabalho, professor Ronaldo Domingues Mansano, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Poli, são as impurezas ou aditivos contidos em compostos orgânicos, como o petróleo, que causam os maiores problemas de corrosão e limitam o uso de certos tipos de aço. Os filmes DLC são feitos por um processo de baixo custo, o que deverá permitir uma grande variedade de aplicações.

O professor Luiz Gonçalves Neto, da Engenharia da USP de São Carlos, que faz parte da equipe, informa ainda que microelementos ópticos feitos com esse filme ganharam no ano passado dois prêmios da Optical Society of America . Com o apoio da FAPESP, estão sendo patenteados os elementos ópticos e o processo de fabricação.

Republicar