Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

As mil utilidades desconhecidas do açaí

O açaí (Euterpe oleracea) vem se revelando uma planta cheia de qualidades. Além de seus efeitos antioxidantes e antimicrobiano, essa palmeira típica de solos alagados e várzeas do Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá mata o caramujo Biomphalaria grablata, o hospedeiro intermediário da esquistossomose.

A conclusão faz parte de um estudo de Gracilene Barros dos Santos, mestranda em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua pesquisa também comprovou que sucos e preparados industrializados à base de polpa congelada perdem a similaridade química existente no fruto fresco.

Outro estudo, coordenado pela botânica da Universidade de Brasília Maria Elisa Ribeiro Calbo, indicou que o açaí, mesmo adaptado a alagados, possui mecanismos que lhe permitem sobreviver sob um estresse hídrico moderado – até 61 dias sem nenhuma irrigação. A recuperação também é rápida: um dia depois da volta de água os processos químicos s e reiniciam e, após 14 dias, retomam os valores normais.

Republicar