Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Controlador para sistema de irrigação

Otimizar o consumo de água e energia elétrica em equipamentos de irrigação. Essa é a função do Sistema de Irrigação Automatizado (Siagrícola) desenvolvido pela Etetech, de Fortaleza (CE), empresa incubada no Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“O aparelho possui sensores para medir a umidade do solo e a temperatura ambiente, informações que são processadas por microprocessadores para acionar ou não, de forma automática, o sistema de irrigação”, explica o professor Francisco Erivan de Abreu Melo.

“Existem sensores também para controlar a pressão da água e indicar a hora certa de limpar os filtros.” Erivan é professor do Departamento de Física da UFC e tem como sócio na empresa um ex-aluno de doutorado, Antônio Themoteo Varela, atual professor do Centro Federal de Educação e Tecnologia do Ceará. Além do Siagrícola, eles possuem mais dois pedidos de patente. São automatizadores com infravermelho para válvulas hidras de vasos sanitários e de torneiras.

Republicar