Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Dinheiro para pesquisa limpa

Foram aprovados os primeiros 18 projetos do módulo Tratamento de Resíduos Químicos, do Programa de Infra-Estrutura da FAPESP, que visa a liberar recursos aos laboratórios de pesquisa com projetos financiados pela Fundação, para o gerenciamento do uso e descarte de seus resíduos. O objetivo é impedir que os resíduos de produtos e substâncias químicas utilizados nas pesquisas tenham impacto sobre o ambiente e, ainda, conscientizar pesquisadores e estudantes. Este é o primeiro grupo de laboratórios com projetos aprovados para esse módulo. Para a seleção, foram inscritos 53 projetos, sendo 14 de laboratórios da área de engenharia, 12 de química, 9 da saúde, 11 de veterinária, 5 de biologia e 1 de física.

O módulo para tratamento de resíduos químicos, assim como o de centros depositários de informações e documentos (que engloba os antigos módulos bibliotecas, arquivos e museus), foi instituído pela FAPESP em outubro passado. “O programa vai dar solução para poluentes armazenados há mais de 20 anos, em condições precárias”, diz Jailson Bittencourt de Andrade, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal da Bahia e que acompanha o Programa de Infra-Estrutura da FAPESP desde o seu início, acrescentando que o módulo surgiu da própria avaliação dos projetos do Infra. “A FAPESP passou a se ocupar com o tratamento e recuperação dos resíduos químicos, observando a dimensão que o problema estava tomando.

Segundo ele, esse é um programa modelo: “Resolve parte dos problemas causados no passado, dá soluções e melhora as condições do presente e se antecipa a danos futuros.” Da mesma forma como, quando se trata de pesquisa clínica, epidemiológica ou que envolva experiências com seres humanos as propostas de pesquisa encaminhadas à FAPESP devem conter uma seção onde se explicite como estão contemplados os seus aspectos éticos, os projetos de pesquisa que produzem resíduos químicos deverão, agora, conter uma seção explicitando como será feito o tratamento e descarte desses resíduos.

Republicar