Imprimir PDF Republicar

Qualificação

Um sopro de vida nos laboratórios de biologia

Investimentos permitiram um salto de qualificação na área

Nos principais centros de pesquisa em biociências no Estado de São Paulo, o ânimo dos pesquisadores está em alta com o salto de competência observado na área nos últimos anos. A principal evidência da mudança está nos recentes resultados da pesquisa genômica – iniciada, em 1997, com o projeto GenomaXylella , realizado por uma rede de cerca de 200 pesquisadores de mais de três dezenas de laboratórios, no primeiro seqüenciamento completo de um fitopatógeno. O feito rendeu reconhecimento nacional e internacional à competência dos cientistas. Para a coordenadora do Centro de Genoma Humano da Universidade de São Paulo, Mayana Zatz, a conclusão daquele projeto mostrou, de forma muito clara, que é possível desenvolver pesquisa de ponta no Brasil.

Mas é consenso entre os pesquisadores que esse avanço científico não teria sido possível se alguns anos antes a FAPESP não tivesse começado a investir na recuperação dos laboratórios e instalações de pesquisa do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Infra-Estrutura.

“Foi muito feliz a percepção da FAPESP de que não bastava investir na atividade de pesquisa, deixando a infra-estrutura dos laboratórios a cargo das instituições”, afirma Mayana. A diretora-geral do Instituto Biológico, Vera Cecília Annes Ferreira, concorda e acrescenta: “A maior parte da verba orçamentária das instituições é gasta com a folha de pagamento. No máximo, dá para fazer algum pequeno reparo, o que não é suficiente para manter em dia a estrutura de que os laboratórios necessitam”.

De fato, a situação da maioria dos laboratórios de biologia até a metade da década de 90 era precária. As construções, sem reformas, estavam se deteriorando. Para que fossem desenvolvidas pesquisas faltava tudo: espaço, bancadas adequadas, energia elétrica, água, sistema térmico e de segurança e equipamentos. Mais grave: em muitos casos, havia problemas tão sérios que colocavam em risco a saúde dos pesquisadores ou comprometiam os resultados das pesquisas. Goteiras nos telhados ameaçavam os equipamentos e tornavam as paredes úmidas, que se tornavam habitat para colônias de fungos. As infiltrações comprometiam a estrutura de prédios inteiros e minavam o resultado das experiências. Além do risco de desabamento, havia ainda o perigo de incêndio, diante da fragilidade das instalações elétricas e das ligações improvisadas para que se mantivessem as atividades em andamento.

Passos de tartaruga
Esses problemas de infra-estrutura eram extremamente comuns e faziam parte do dia-a-dia das principais universidades públicas do Estado – USP, Unicamp e Unesp – e de importantes centros de pesquisa do país, como os institutos Biológico, de Botânica e o Butantan. É evidente que essa precariedade comprometia os resultados das pesquisas. Apesar da persistência e da boa vontade dos pesquisadores, a biologia no Brasil estava ficando para trás.

“A situação me deixava angustiada. Enquanto os pesquisadores lá fora estavam voando de jato, nós aqui andávamos a passo de tartaruga”, compara Mayana. “Não tínhamos equipamentos e acabávamos pedindo emprestado dos outros. Andávamos quilômetros para analisar uma coisa aqui, outra lá”, lembra a cientista.

A partir da aplicação dos recursos do Infra, começaram as mudanças. A FAPESP investiu nos laboratórios da área de Biologia R$ 27,8 milhões, beneficiando, entre outros, os institutos de Biociências da USP, em São Paulo, da Unesp em Botucatu e Rio Claro, o Instituto de Biologia, Letras e Ciências de São José do Rio Preto (também da Unesp), o Instituto de Biologia da Unicamp e os institutos estaduais de pesquisa: Butantan, Biológico e de Botânica. O investimento permitiu reformar e modernizar laboratórios, que hoje estão em condições de atuar nas mais diferentes linhas de pesquisa.

Outro aspecto positivo dessas reformas, destaca Ivo Lebrun, do Departamento de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantan, foi o fortalecimento do intercâmbio entre os pesquisadores. “Aumentou a presença de pesquisadores de outras instituições, até do exterior, que se sentem animados porque o laboratório tem condições de desenvolver pesquisas mais avançadas”, diz. E a comunidade científica comemora. Os laboratórios ficaram mais espaçosos – o que proporciona autonomia para as equipes de pesquisa, que, em alguns casos, criavam um rodízio informal para poderem ocupar as salas e usar os equipamentos em turnos – e já têm condições de receber também um número maior de alunos. “Acredito que vamos poder acomodar pelo menos mais três alunos de doutorado e pós-doutorado”, afirma Mayana.

Com as reformas dos laboratórios, os pesquisadores passaram a trabalhar em ambientes mais limpos, arejados, seguros e, por conseguinte, mais agradáveis, o que trouxe reflexos importantes também sob o ponto de vista psicológico. “Nós vivíamos num ambiente escuro e deprimente. Hoje ficou tudo muito mais leve, melhorou o ânimo e, assim, também a produção”, diz João Vasconcellos Neto, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia da Unicamp. A mudança que trouxe essa sensação de bem-estar, para Vera Cecília, pode ser resumida numa única frase: “Foi um sopro de vida”.

Republicar