Imprimir PDF Republicar

Veneza

A salvação de Veneza na arte de Canaletto

Mesmo morto há 230 anos, o pintor Canaletto (1697-1768) contribui para tentar salvar Veneza do avanço do mar. Pesquisadores descobriram que a alta precisão de seus quadros retratando a cidade no século 18 mostrava o nível do mar um século e meio antes que fossem criadas técnicas de medição, segundo a revistaNew Scientist (20 de outubro). Veneza é construída sobre uma laguna do Mar Adriático, o que a faz tremendamente vulnerável à mudança do nível das águas, especialmente agora, com o aquecimento global. Os primeiros instrumentos usados para medir o nível do mar surgiram em 1872.

Hoje, os pesquisadores estão empenhados em procurar caminhos para descobrir o que aconteceu antes disso, para ajudar a prever o que deverá ocorrer no futuro. Dario Camuffo e equipe, do Instituto de Ciência Atmosférica e Clima de Pádua, descobriram que as pinturas de Canaletto (Giovanni Antonio Canal) podem ser usadas para reconstruir o passado. O pintor veneziano utilizava um tipo de câmara escura para delinear a paisagem com os edifícios que ele colocava nas telas. Os especialistas dizem que esse foi um jeito encontrado para que conseguisse terminar os quadros – sempre extremamente detalhistas – mais rapidamente.

De acordo com Camuffo, o efeito é quase tão bom quanto uma fotografia. “Canaletto é absolutamente confiável”, diz o pesquisador. Olhadas com atenção, essas “pinturas fotográficas” mostram um linha marrom-verde nos edifícios, que marca o nível da maré. Camuffo comparou a posição da linha na pintura com a dos dias de hoje. E descobriu que o nível relativo do mar em Veneza aumentou 0,8 metro (ou 2,7 milímetros por ano) desde o tempo de Canaletto. A informação será de grande valor para ajudar os pesquisadores a decidir qual a melhor maneira para proteger Veneza e sua herança cultural do avanço das marés.

Republicar