fauna brasileira

Mamíferos predadores terão banco genético

Sempre ameaçados de extinção, os mamíferos predadores típicos da fauna brasileira terão sêmen e embriões preservados. No próximo ano fica pronto um centro de referência genética no qual será armazenado material colhido de 26 tipos de animais, como onças, lobos, jaguatiricas e cachorros-do-mato. Criado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o laboratório funcionará na cidade de Votorantim, região de Sorocaba (SP), nas dependências do Centro Nacional de Pesquisa para a Conservação de Predadores Naturais (Cenap). “Ainda não existe um banco genético como este no Brasil, dedicado a esses mamíferos”, diz Ronaldo Gonçalves Morato, coordenador do projeto, ligado também à organização não-governamental Associação Pró-Carnívoros.

“Esse banco será importante para recuperar animais que forem realmente extintos, no futuro.” O objetivo é criar outros bancos semelhantes em pólos regionais. Um dado que comprova a necessidade de montar um banco genético vem de estudo que Morato publicou com outros pesquisadores na revista Reprodution , da Sociedade para Reprodução e Fertilidade da Inglaterra (edição de novembro). O artigo sugere que a população de animais em cativeiro pode estar sofrendo de consangüinidade e, conseqüentemente, dificuldade na reprodução em comparação com os animais que vivem em liberdade.