Tecnociência

O magnetismo oculto do gol

Depois de analisar os resultados de 135 mil jogos de futebol, realizados entre 1999 e 2001 nos principais campeonatos internos de 169 países, físicos da Universidade de Warwick, em Coventry, Inglaterra, concluíram que gol atrai gol. John Greenhough e seus colegas britânicos perceberam que, durante uma partida, a chance de uma das equipes mandar a bola para a rede do adversário guarda relação direta com a quantidade de gols já marcados. Quanto mais dilatado estiver o placar da disputa num determinado momento, maior a probabilidade de haver um novo gol. Ou seja, é mais fácil mandar a bola para rede num jogo com escore parcial de 3 a 3 ou 4 a 1 do que numa partida com placar temporário de 0 a 0 ou mesmo 1 a 0.

Segundo os cientistas, a regra vale para o futebol praticado em todo o planeta – menos na Inglaterra, onde goleadas são mais raras. As estatísticas dos físicos mostram que a cada 300 jogos realizados no mundo um deles tem mais de dez gols. Os estudiosos de Warwick só não souberam responder a uma questão: saem poucos gols nos campeonatos locais por que os goleiros e as defesas das equipes inglesas são muito boas ou por que os ataques são muito ruins?