Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Televisão perde espaço para a web

Ela entrou nas casas como uma curiosidade e logo conquistou um espaço privilegiado na sala de estar. Agora, porém, a velha televisão vê seu reinado ameaçado por outro monitor, o da Internet. É o que está acontecendo nos Estados Unidos, onde a Universidade da Califórnia (UCLA) realizou pesquisa em 2 mil residências. E constatou que os americanos usuários de Internet ficam menos tempo à frente da TV – 4,5 horas a menos por semana em relação aos não-usuários. O Projeto Internet, financiado pela Fundação Nacional de Ciência (NSF), foi criado para investigar mudanças de hábitos provocadas por essa tecnologia.

Pretende-se entrevistar usuários e não-usuários por uma geração inteira e, assim, traçar um quadro global de como a Internet afeta a sociedade. Na opinião de Jeffrey Cole, diretor do Centro de Políticas de Comunicação da UCLA, eles estão fazendo, hoje, um trabalho que deveria ter sido iniciado nos anos 40, em relação à TV. Atualmente, mais de 72% dos americanos têm acesso à Internet, em relação a 67% em 2000. Sua popularidade já pode ser medida pela hora da bronca, segundo a pesquisa: agora, quando querem castigar os filhos por algum motivo, as mães estão deixando de proibir a TV – mas o computador fica desligado.

Republicar