Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

De olho nas ondas do mar

Pescadores, surfistas, velejadores e outros profissionais que trabalham no mar e nas regiões costeiras serão os grandes beneficiados com um novo projeto desenvolvido pelo Laboratório de Hidráulica Marítima (Lahimar) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No final do ano passado, pesquisadores do laboratório lançaram, a 35 quilômetros da costa, um ondógrafo direcional, aparelho que mede as ondas superficiais do oceano de forma muito precisa. O ondógrafo foi projetado para aferir a direção, a altura e o período de maior energia das ondas.

Depois da medição, o aparelho, posicionado a 80 metros de profundidade, envia os dados por rádio para uma estação receptora em terra, que os retransmite via Internet para o Lahimar. O passo final será disponibilizar essas informações através da homepage da instituição (www.lahimar.ufsc.br), que está no ar desde o mês passado. “Essa é uma iniciativa pioneira”, afirma o professor Elói Melo, coordenador dos trabalhos.

“O sistema será uma fonte preciosíssima de dados e terá utilidade, entre outras coisas, para orientar projetos de engenharia na zona costeira, inclusive a construção de usinas de energia movidas por ondas do mar.” O projeto faz parte do Programa de Informação Costeira On-Line da UFSC e conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina (Funcitec).

Republicar