Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Uma universidade para índios

O Estado do Amazonas decidiu seguir o exemplo de países como México, Estados Unidos, Canadá, Nicarágua e Equador e criar uma universidade exclusiva para indígenas. A universidade, que se chamará Centro de Estudos Superiores Indígenas, será a primeira do gênero no país e estará vinculada à Universidade Estadual do Amazonas. Funcionará em dois campi, a partir do segundo semestre deste ano: na capital Manaus e em São Gabriel da Cachoeira, na região do Alto Rio Negro.

A idéia é formar professores especializados na cultura indígena e em lidar com os diferentes povos que habitam a Amazônia. Inicialmente estarão disponíveis 400 vagas nos cursos de licenciatura plena em Ciências Matemáticas e da Natureza, em Ciências Humanas e em Linguagens, Artes e Literatura. Neste primeiro ano, a missão primordial da universidade será a de preparar os professores indígenas amazonenses para exercerem o magistério de 5ª a 8ª séries e o ensino médio.

“A universidade, por meio do centro, dará mais ênfase à pesquisa, beneficiando tanto o ensino quanto a extensão em forma de serviços às comunidades indígenas e suas organizações”, afirma o antropólogo Ademir Ramos, presidente da Fundação Estadual de Política Indigenista e um dos idealizadores do projeto.

Republicar