Estratégias

Proteger o conhecimento

A criação do Núcleo Nacional para Conservação, Proteção e Manejo Sustentável de Plantas Medicinais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) agrega uma estratégia que, se não é nova, também não é comum. O objetivo do núcleo é estimular a pesquisa dessas plantas para conservar, proteger e manejar as espécies. Um banco de dados vai agregar as informações disponíveis. Nesse começo de trabalho, os pesquisadores centraram fogo em cerca de 70 espécies – todo o material estudado será disponibilizado para pesquisadores via Internet.

O que se está fazendo de diferente é que as informações estarão relacionadas à comunidade de onde sairão essas mesmas informações. “É muito comum termos todos os dados sobre determinada planta e não sabermos quais as fontes primárias deles, ou seja, de qual comunidade o pesquisador colheu as primeiras informações”, diz a coordenadora Suelma Ribeiro. “Divulgar esses dados é também uma maneira de proteger e dar credibilidade ao conhecimento adquirido.”