Tecnociência

Melancias pequenas e sem sementes

Melancias sem sementes e bem menores que as tradicionais, fruto de melhoramento genético convencional, foram produzidas pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Jaboticabal. A melancia “portátil” pesa entre 2,5 e 3 quilos e mede 17 centímetros de altura por 16 de largura, enquanto a de tamanho normal tem entre 7,5 e 10 quilos e pode chegar a 60 centímetros de altura por 40 de largura. “Trabalhamos com o mesmo conceito utilizado por outras culturas tutoradas, em que as plantas são conduzidas na vertical”, diz Thiago Leandro Factor, aluno de mestrado de Produção Vegetal, que desenvolveu a pesquisa orientado pelo professor Jairo Augusto Campos de Araújo. O cultivo é feito em estufa.

“As plantas ficam suspensas em uma espécie de varal, presas por fitas, e recebem água com nutrientes. Os frutos são acondicionados em saquinhos e amarrados aos arames do varal que sustenta as plantas”, explica Factor. Essa técnica é associada ao processo de adensamento, que consiste em acomodar um maior número de plantas por metro quadrado e permite obter até dez vezes mais frutos do que no cultivo tradicional. As sementes híbridas, fornecidas por uma empresa japonesa, produzem melancias com polpa de coloração amarela, laranja e vermelha.