Estratégias

A morte de Mares Guia

O professor, pesquisador e empresário Marcos Luiz dos Mares Guia, presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 1991 e 1993, morreu no dia 25 de agosto em Belo Horizonte, aos 67 anos, em conseqüência de complicações no pâncreas. Mares Guia se doutorou em bioquímica na Universidade Tulane, em Nova Orleans, Estados Unidos. Na volta ao Brasil, integrou-se à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde passou pela Faculdade de Medicina e pelo Instituto de Ciências Biológicas.

Com a colaboração de seu irmão, Walfrido, criou o curso pré-vestibular Pitágoras. Em 1968 iniciou a implantação da empresa de biotecnologia Biobrás, também com seu irmão e outros sócios. A companhia cresceu graças à interação fecunda com a universidade e o aproveitamento de pós-graduados, tornando-se pioneira na produção de insulina. Depois do período em que presidiu o CNPq, o pesquisador mudou-se para Miami para cuidar dos negócios internacionais da empresa, vendida no começo deste ano.