Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Inovadores ganham Prêmio Finep

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo, recebeu o prêmio nacional Finep de Inovação Tecnológica 2002 na categoria Instituição de Pesquisa, pelo conjunto dos seus projetos de pesquisa. Na categoria Produto, a vencedora foi a empresa Tigre, de Santa Catarina, com uma tecnologia inédita de fixação e vedação de juntas utilizadas na conexão de tubos PVC.

O novo material, que evita vazamentos, permitirá, pela primeira vez, o uso de tubos plásticos em redes públicas de esgoto. O prêmio de melhor Processo foi para o Centro de Pesquisa (Cenpes) da Petrobras, do Rio de Janeiro, com um novo sistema de ancoragem que permitiu ao Brasil atingir a liderança mundial de exploração de petróleo em águas profundas. O de Pequena Empresa ficou com a Brapenta, na área de controle de qualidade da indústria alimentícia, de São Paulo.

A catarinense Embraco foi considerada a melhor Grande Empresa, pelo constante desenvolvimento de seus compressores. Realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o prêmio teve 13 finalistas, escolhidos entre 355 concorrentes.

Republicar