Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Habitação com novo conceito

O protótipo de uma casa construída apenas com materiais alternativos, baratos e recicláveis e que causam poucos danos ao ambiente, além de ser concebida para evitar desperdícios, poderá ser visitado, em dezembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os produtos que serão utilizados na “casa modelo” resultaram de estudos realizados por dez pesquisadores no Núcleo de Pesquisa em Construção Civil da universidade, dentro de um projeto que trata do aproveitamento de resíduos sólidos. Os vários tipos de blocos de concreto têm como base diversas matérias-primas.

Um deles é fabricado com a adição de cinzas de uma usina termelétrica da região. Outro recebe no lugar da brita natural pequenos pedaços de entulho da construção e demolição. As cinzas da casca de arroz também conferem alto desempenho ao concreto. “Vamos avaliar como esses produtos estão funcionando em habitação de interesse social”, relata a professora Janaide Cavalcante Rocha, coordenadora do núcleo.

Com 49 metros quadrados, a casa terá instalações elétricas planejadas para baixo consumo de energia, uso de painéis solares para aquecimento da água e painéis fotovoltaicos para geração de energia, além do reaproveitamento da água da chuva e do chuveiro. O protótipo da habitação sustentável faz parte do Programa de Tecnologia da Habitação (Habitare), que conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Caixa Econômica Federal.

Republicar