Tecnociência

Esperança para carecas e grisalhos

Um passo importante na guerra contra a calvície e os cabelos brancos: a equipe do biólogo Ronald Hoffman, da empresa californiana AntiCancer, conseguiu modificar geneticamente a cor dos pêlos de camundongos de laboratório (New Scientist, 14 de setembro). “São ratos punks”, diz Hoffman, apontando para as cobaias cobertas de pêlos verdes – e de um indiscreto verde fluorescente, fruto de um minucioso procedimento científico. Primeiro, os pesquisadores introduziram em um adenovírus um gene de medusa cuja função é sintetizar uma proteína que emite um brilho verde.

Depois, retiraram do vírus os genes que o replicam, para assegurar que sua carga genética seria transferida para as células das cobaias sem infectar o restante do corpo. Mergulharam nacos de pele de camundongo em uma solução contendo o vírus até observar que 80% dos pêlos que aí nasciam tinham coloração verde. Só então enxertaram essa pele nos folículos capilares de camundongos completamente sem pêlo. Os pêlos transplantados continuaram crescendo em todos os sentidos. Hoffman, porém, faz questão de explicar: sua experiência é só um primeiro passo na luta contra a calvície, pois os genes que a produzem ainda não são conhecidos.