Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Novo acordo une Brasil e China

Brasil e China vão ampliar o acordo de cooperação já firmado entre os dois países na área espacial. Um novo protocolo, assinado no dia 27 de novembro, prevê a construção de mais dois satélites, o CBERS 3 e o CBERS 4. O primeiro acordo, assinado em 1988, resultou na construção dos satélites CBERS 1, lançado em outubro de 1999, e do CBERS 2, em fase final de construção e que deverá ser lançado entre agosto e setembro deste ano, na China, conforme disse o embaixador daquele país, Jiang Yuande.

Os dois novos satélites vão atender a um conjunto de aplicações do sensoriamento remoto em áreas como monitoramento florestal, de oceanos e águas interiores; impactos ambientais; avaliação de produção agrícola; gerenciamento de desastres naturais; avaliação de crescimento urbano e cartografia topográfica e temática. “O uso da tecnologia de sensoriamento é uma das contribuições da tecnologia espacial para a melhoria efetiva das condições de vida de nossas populações”, afirmou o ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg.

O Projeto CBERS, idealizado como modelo de cooperação e intercâmbio entre países em desenvolvimento, teve também como objetivo marcar o início de uma nova etapa do Programa Nacional de Atividades Espaciais e ainda serviu como fator estratégico para a diversificação de parcerias. O programa garantiu, ainda, que os dois países alcançassem autonomia no que tange a geração de imagens de sensoriamento remoto. “Uma parcela dos subsistemas dos CBERS 1 e 2 foi construída pela engenharia brasileira”, lembrou Sardenberg. Ele acredita que, se Brasil e China adotarem as políticas adequadas para a difusão das imagens do CBERS, haverá “oportunidades extraordinárias, seja em termos comerciais, seja no reforço de nossas relações com os países em desenvolvimento”.

Republicar