Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Ciência para 1 bilhão de chineses

O governo da China fixou uma meta ambiciosa. Até o ano de 2049, todos os cidadãos do país deverão ter um nível básico de conhecimento que lhes permita aplicar a metodologia científica na solução de problemas cotidianos, informou o site SciDevNet. Hoje, apenas 1,4% dos 1,3 bilhão de chineses atingiram esse patamar de discernimento. Na Europa, são 4,4%. Nos Estados Unidos, 6,9%.

No Brasil, não há dados semelhantes. Para chegar lá, o investimento em ciência vai crescer. Estão previstos incentivos fiscais para museus de ciência, planetários e laboratórios universitários. O gasto em pesquisas de interesse nacional deverá incluir recursos para divulgá-las ao público. “A popularização da ciência e a inovação científica são as duas pernas de uma pessoa. Nenhuma pode estar faltando se um país quer obter progresso”, disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Xu Guanhua. A heterogeneidade do território e da população são entraves para alcançar a meta.

O objetivo estipulado uma década atrás de gastar 0,5 yuan (US$ 0,06) per capita por ano em divulgação científica só foi atingido em áreas ricas, como Pequim e Xangai. A Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia está desenvolvendo critérios para classificar o grau de conhecimento científico da população e elabora planos de ação para atingir os diferentes grupos sociais do país.

Republicar