Tecnociência

Mudança no clima favorece florestas

O aumento da temperatura, mudanças nos regimes de chuvas tropicais e a elevação dos índices de gás carbônico na atmosfera parecem provocar um crescimento da vegetação na Amazônia e em outras regiões do mundo nas últimas duas décadas, desmatamentos à parte. Em uma nova interpretação das informações climáticas e observações de satélites feitas entre 1982 e 1999, pesquisadores norte-americanos mapearam o crescimento da vegetação no planeta e viram que a produtividade das plantas cresceu em média 6% e que a região amazônica responde por 40% desse crescimento global (SciDev, 6 de junho).

Esses saltos de crescimento da vegetação costumam ser atribuídos ao aumento do dióxido de carbono na atmosfera, mas os autores do estudo sugerem que um aumento na radiação solar, devido à diminuição das nuvens, é a causa principal, sendo menor a contribuição do gás carbônico, dos fertilizantes e do reflorestamento. Ainda não é possível dizer se esses efeitos se devem a mudanças de curto ou longo prazo, já que o estudo abrange apenas um aspecto das complexas respostas do planeta à mudança climática.