Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Saudável continuidade

A notícia de que o presidente argentino, Néstor Kirchner, manterá Eduardo Charreau na presidência do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conicet), principal órgão científico do país, foi recebida com alívio pela comunidade acadêmica (Nature, 12 de junho). “É a primeira vez na história que a administração do Conicet não muda na troca de governo”, diz Charreau, ex-diretor do Instituto de Biologia e Medicina Experimental de Buenos Aires.

Para a Secretaria de Ciência e Tecnologia, que supervisiona a Conicet, foi indicado Túlio Del Bono, aliado político do presidente. Ex-reitor da Universidade Nacional de San Juan, Del Bono preconiza o aumento do orçamento para pesquisa de 0,4% para 1% do PIB. Neste ano, a Argentina vai gastar 400 milhões de pesos e apoiar cerca de 21 mil pesquisadores, entre os quais os 3,8 mil cientistas do Conicet.

O orçamento do Conicet para 2003 subiu 30% – o que ainda representa menos da metade do que recebia dois anos atrás, antes da trágica desvalorização do peso. “O sistema está combalido e precisa de uma urgente reativação orçamentária”, diz Eduardo Charreau.

Republicar