Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Sem fronteiras para a biodiversidade

Uma parceria do governo do Amapá com a ONG ambientalista Conservation International deu origem a um gigantesco corredor ecológico. A área, maior que o território de Portugal, compreende 10 milhões de hectares de florestas tropicais, mangues e cerrados. Na prática, engloba 12 parques e reservas indígenas já existentes, das Guianas ao estuário do rio Amazonas, que agora passam a ser conectados por novas áreas protegidas. O que realmente muda é a forma de administrar o enorme patrimônio natural.

Num corredor de biodiversidade, os recursos naturais são gerenciados de modo conjunto para garantir a sobrevivência de um número maior de espécies. O mosaico de reservas abriga 45 espécies de lagartos, 505 de aves e nove de primatas. “O corredor preserva as cabeceiras dos principais rios do Amapá. Isso irá garantir o abastecimento de água no Estado no futuro”, diz Russell Mittermeier, presidente da Conservation International.

O projeto vai receber investimentos de US$ 15 milhões nos próximos quatro anos. O governo do Amapá dará o maior quinhão. A Conservation International entrará com US$ 1,6 milhão. A criação do corredor foi anunciada pelo governador do Amapá, Waldez Góes, no Congresso Mundial de Parques, realizado em Durban, na África do Sul.

Republicar