Imprimir PDF Republicar

Brasil

Programa analisa turbinas a gás

Um software capaz de simular o desempenho de turbinas a gás, para ser utilizado principalmente na área de energia elétrica, foi desenvolvido pelo pesquisador Marco Aurélio da Cunha Garcia, do Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP). Batizado de Destur, Desempenho de Turbinas, o programa analisa a atuação energética de qualquer tipo de turbina a gás. "O que aciona a turbina é o gás que provém da combustão tanto do gás natural quanto da gasolina e do querosene", explica Garcia. Nas termelétricas, o gás natural é o mais utilizado para gerar energia elétrica.

No mercado internacional, existem programas semelhantes ao desenvolvido pelo pesquisador, mas todos são fechados e não podem ser modificados. Neles, por exemplo, é impossível avaliar o uso de gás de lixo, um combustível não convencional e renovável nas turbinas. Já o Destur contempla a possibilidade de uso de combustíveis alternativos.

Testamos o programa com o aproveitamento do gás de lixo, experiência que está sendo conduzida em Barueri (SP) pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), relata Garcia. No momento, o pesquisador está à procura de um parceiro que o ajude na criação de uma versão interativa do programa para facilitar o acesso dos usuários. Assim o software poderá ser utilizado por empresas de projetos e consultoria, órgãos governamentais e instituições de pesquisa.

Republicar