Imprimir PDF Republicar

Mundo

Clonagem com chancela do governo

Cientistas britânicos receberam uma inédita autorização no país para clonar embriões humanos com finalidades terapêuticas. O objetivo da experiência é obter células-tronco e transformá-las em células produtoras de insulina, numa pesquisa em busca de novas terapias contra o diabetes.

O precedente é promissor. Capazes de se converter em células e tecidos de todo tipo, as células-tronco, acredita-se, irão gerar tratamentos contra doenças degenerativas, tumores e lesões. A permissão, concedida ao Centro Internacional para a Vida, em Newcastle, vai durar um ano. Estão envolvidos especialistas do Instituto de Genética Humana da Universidade Newcastle e do Centro de Fertilidade de Newcastle.

“Estamos emocionados”, diz a pesquisadora Alison Murdoch. “Temos cinco anos de trabalho pela frente antes dos primeiros testes clínicos, tempo que poderá ser reduzido se recebermos mais verbas e aumentarmos a equipe.” Muitos países, Estados Unidos à frente, colocaram entraves à pesquisa da clonagem terapêutica. O Reino Unido e a Coréia do Sul são exceções. (British Information Services, 11 de agosto)

Republicar