Mundo

Nanossonda analisa nanoambientes

Drogas, explosivos e substâncias químicas variadas, incluindo teoricamente uma única molécula, agora podem ser analisados com uma minúscula sonda, cuja tecnologia tem por base a dispersão de luz. A nanossonda (1 nanômetro equivale a 1 milímetro dividido por 1 milhão) é uma fibra óptica com uma ponta que mede 100 nanômetros, banhada por nanopartículas de prata. Essa característica induz o chamado efeito Sers.

Trata-se de um fenômeno observado quando uma amostra é iluminada por feixe de laser em que há um pequeno reflexo de luz, conhecido como dispersão Raman. A luz revela energias vibratórias, que são únicas para cada composto, e essa informação permite aos cientistas analisar a substância.

A diminuta sonda criada pelo Departamento de Energia do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, leva a luz do laser a criar rápidas oscilações dos elétrons presentes nas nanopartículas de prata, produzindo um enorme campo eletromagnético que aumenta o efeito Sers. “Isso significa que estamos aptos a fazer análise direta de amostras – mesmo secas -, sem que a superfície tenha de ser preparada”, explicou o chefe dos pesquisadores do laboratório, Tuan Vo-Dinh, em um informe do laboratório.