Imprimir PDF Republicar

Brasil

Programa analisa estrutura cerebral

Programa analisa estrutura cerebral

Software desenvolvido pela Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, em colaboração com o Laboratório de Neuroimagem da Faculdade de Ciências Médicas, ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), utiliza uma técnica de processamento matemático para segmentar estruturas cerebrais em exames de ressonância magnética que automatiza determinados procedimentos feitos pelo operador. Chamado de NeuroLine, o programa mede ou quantifica também outras estruturas do corpo humano, como, por exemplo, o volume de músculos ou de qualquer órgão.

O operador faz marcações em vários pontos da imagem do cérebro ou outro órgão para obter parâmetros de volume, distância e conformação. Automaticamente a estrutura analisada é delineada pelo software sem a interferência do operador de forma mais rápida e precisa. Por enquanto, o software está sendo utilizado por vários grupos de pesquisa da Unicamp, principalmente pelo Laboratório de Neuroimagem. Experimentalmente, o software está recebendo modificações para outras aplicações.

Ele deverá em breve ser colocado na rede à disposição dos interessados fora da universidade, mas quem baixá-lo terá de preencher um formulário, para os pesquisadores poderem ter um controle de como será usado e até para implementar melhorias e receber sugestões.

Título: Registro do Software Neuroline Desenvolvido em Projeto de Capacitação
Inventores: Jane Maryam Rondina, Fernando Cendes e Roberto Alencar Lotufo
Titularidade: Unicamp/FAPESP

Republicar