Imprimir PDF Republicar

Literatura

O percurso de Machado

O estudo “Machado de Assis, leitor e crítico de teatro”, de João Roberto Faria, professor de literatura brasileira na Universidade de São Paulo (USP), tem como objetivo principal traçar o perfil de Machado de Assis enquanto leitor e crítico de teatro. Primeiro, o pesquisador situa o escritor no contexto teatral do século 19, nos anos de 1850 e 1860, quando entraram em choque, nos palcos do Rio de Janeiro, a estética romântica e a realista. “Antes de se dedicar mais intensamente à atividade literária que o consagrou, Machado tornou-se conhecido como folhetinista, crítico teatral, crítico literário, comediógrafo, poeta e tradutor de poemas, peças teatrais e romances”, lembra o autor. O artigo acompanha a extensa produção jornalística de Machado de Assis, na qual se notabilizou como crítico, detendo-se também na atividade de censor do Conservatório Dramático Brasileiro que o escritor exerceu por algum tempo. Ao acompanhar o percurso intelectual de Machado, em sua juventude literária, o autor procurou analisar, compreender e explicar suas idéias em relação à arte dramática e ao teatro brasileiro. “Os amigos admiravam a inteligência e o brilho do rapaz pobre que começara como tipógrafo e, já aos 20 anos, era uma peça-chave no debate cultural do seu tempo, com intervenções corajosas e por vezes contundentes nos textos críticos e nos folhetins que publicava em vários jornais do Rio de Janeiro”, cita o pesquisador. “Foram esses escritos que o transformaram no nosso principal crítico literário e teatral da década de 1860”, acredita Faria.

Revista Estudos Avançados — vol. 18 — nº 51 — São Paulo — 2004

Link para o artigo

Republicar