Imprimir PDF Republicar

Brasil

Entre os líderes da ciência

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis é um dos 50 líderes de 2004, premiação concedida pela revista Scientific American para indivíduos e instituições que se destacaram no campo da pesquisa, dos negócios ligados à tecnologia e da política científica. Nicolelis foi um dos 20 vencedores na categoria Pesquisa, que, entre outros, também premiou o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa pela iniciativa de mandar robôs a Marte.

Paulista de 43 anos, Miguel Nicolelis é professor titular de neurobiologia e engenharia biomédica da Universidade Duke, na Carolina do Norte. Ele demonstrou que é possível usar a atividade elétrica dos neurônios de macacos para controlar robôs e próteses. A pesquisa abre caminho para, um dia, permitir que indivíduos inválidos manipulem objetos usando apenas a atividade da mente.

No dia 23 de novembro outros dois brasileiros receberam reconhecimento internacional. A bióloga Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo, e Welington Celso de Melo, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), foram a Trieste, na Itália, receber o Prêmio da Academia de Ciências do Terceiro Mundo.

No evento, foram anunciados os vencedores da edição 2005 do prêmio. O médico Jorge Kalil, professor da USP e diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração, foi um dos agraciados, graças a pesquisas imunológicas com aplicação em doenças como a Aids e a febre reumática.

Republicar