Imprimir PDF Republicar

Mundo

Sensor revela doença respiratória

Um minúsculo aparelho para monitorar a respiração de vítimas em situações de emergência e em pacientes em cirurgias foi desenvolvido por pesquisadores da empresa Nanomix, de Emeryville, na Califórnia, financiados pela Fundação Nacional de Ciência (NSF, na sigla em inglês), o principal órgão de fomento à pesquisa nos Estados Unidos.

Eles criaram um novo tipo de transistor de nanotubos de carbono, fundidos com polímeros e silicone, dentro de um sensor utilizado para monitorar a concentração de dióxido de carbono no sangue. Essa medida é importante para evitar que o sangue fique ácido, o que pode levar a conseqüências danosas para o funcionamento do organismo.

O estudo mostra que os transistores de nanotubos de carbono podem determinar concentrações de dióxido de carbono tanto no ambiente quanto no ar em que é exalado. Alexander Star, gerente de Desenvolvimento da Nanomix e seus colegas da empresa e da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descreveram o novo sensor em um artigo publicado na revista Advanced Materials de 15 de novembro.

Republicar