Imprimir PDF Republicar

Mundo

Submarino com célula a combustível

Um submarino que se move mais rápido e vai mais longe que os atuais movidos com os tradicionais motores diesel e elétricos foi projetado na Inglaterra em uma parceria entre as empresas British Maritime Technology (BMT) e Rolls-Royce. A novidade é que a embarcação desprovida de qualquer combustível nuclear é movida por um sistema de turbinas a gás, células a combustível e baterias acumuladoras de energia.

O submarino, que viaja com velocidade máxima de 30 nós (55 quilômetros por hora) e pode atingir até 11 mil quilômetros sem reabastecimento, utiliza o sistema de propulsão conforme a posição de navegação. Quando ele está semi-submergido, a geração da energia vem das turbinas a gás instaladas na torre que fica para fora da água.

As células a combustível geram energia elétrica também no modo semi-submerso ou quando o submarino está submerso. O hidrogênio que faz a célula funcionar é extraído do querosene por um sistema de reforma. Esse combustível fica estocado em compartimentos colocados na cobertura externa da embarcação. O oxigênio, igualmente essencial para a célula, pode ser extraído da superfície por um mastro ou obtido do oxigênio líquido estocado a bordo. Para a velocidade máxima, também podem entrar em ação as baterias elétricas carregadas, quando necessário, pelas turbinas a gás e pelas células (London Press).

Republicar