Imprimir PDF Republicar

Mundo

Bactéria libera cobre do enxofre

Pesquisadores chilenos descreveram, pela primeira vez, o mecanismo molecular de uma bactéria utilizada para extrair cobre e outros metais de minerais de baixa concentração, por um processo chamado de biomineração. “Conhecer o mecanismo da bactéria é crucial para países mineradores como o Chile, onde reservas de cobre de alta concentração não estão mais disponíveis”, disse o pesquisador David Holmes, da Universidade Andrés Bello, do Chile, ao SciDev.Net.

Em minérios de baixa concentração, o cobre está ligado a uma matriz que contém enxofre. A bactéria Acidithiobacillus ferrooxidans pode quebrar a ligação entre cobre e enxofre para obter energia, o que resulta na liberação do metal. O entendimento da bioquímica do micróbio poderá ajudar a melhorar o método de biomineração.

Investigações experimentais do metabolismo da bactéria usando técnicas genéticas convencionais encontraram muitas dificuldades, apesar do esforço feito por muitos laboratórios no mundo. Para superar essa limitação, Holmes e seus colegas usaram a bioinformática – a análise da informação biológica empregando computadores e técnicas estatísticas. Os pesquisadores analisaram duas seqüências públicas disponíveis do DNA da bactéria.

Usando essa informação, eles identificaram o processo molecular que possibilita ao micróbio adquirir energia de minérios e confirmaram sua descoberta em um experimento em laboratório.

Republicar