Imprimir PDF Republicar

Brasil

Inovação distribui prêmios de categoria

Entre os prêmios destinados a empresas e instituições de base tecnológica em 2004, um dos destaques foi a premiação na categoria ecologia, para a modalidade micro e pequena indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A ganhadora foi a Electrocell, incubada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), de São Paulo. A empresa produz células a combustível que geram energia elétrica a partir do hidrogênio com poluição zero.

Outra empresa, a Adespec, também do Cietec, ganhou na categoria graduada (que deixou a incubadora) no prêmio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A empresa criou uma série de adesivos industriais. A incubadora de empresa de base tecnológica do ano foi a Biominas, de Belo Horizonte, Minas Gerais. As empresas incubadas faturaram, em 2003, R$ 7 milhões, enquanto as graduadas, R$ 42,6 milhões.

A categoria de melhor parque tecnológico é da Tecnopuc, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, que congrega 27 empresas, uma incubadora e oito centros de pesquisa e desenvolvimento. A empresa incubada do ano é a Natupol, da incubadora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos, que produz polímeros com óleo de mamona. Na categoria projeto inovador, o Instituto Gênesis, da PUC do Rio de Janeiro, ganhou com o projeto “Atração de recursos humanos para as empresas residentes da incubadora”.

Em outro prêmio, o de Inovação Tecnológica da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), na categoria produto, a vencedora foi a Mecat, empresa da cidade de Abadia de Goiás, que desenvolveu um filtro industrial. Na categoria processo, a empresa Endoview, de Recife, Pernambuco, produziu um endoscópio mais barato. A Bematech, de Curitiba, Paraná, ganhou na categoria média-grande empresa pela produção de impressoras para pontos-de-venda. A pequena empresa vencedora foi a Pipeway, do Rio de Janeiro, que faz inspeção de oleodutos. O título da instituição de pesquisa do ano ficou com o Centro de Estudo e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).

Republicar