Imprimir PDF Republicar

Brasil

A primavera dos besouros

Após um inverno mais quente e seco que o de anos anteriores, cidades como Araçatuba, Ribeirão Preto e São Carlos, no interior paulista, foram tomadas em setembro por nuvens de besouros pretos ou marrom-escuro, de 2,5 centímetros de comprimento. Chegavam aos milhares e cobriam os terraços das casas, formando um tapete de bolinhas pretas como jabuticabas – só que andavam.

“A seca prolongada no inverno retardou a eclosão dos ovos, que se deu com as primeiras chuvas”, explica Odo Primavesi, pesquisador da Embrapa em São Carlos. Segundo ele, os besouros dessas revoadas – de espécies originárias da região, como Dichotomius anaglipticusEurystemus ssp.Ataenius sculptor eIsocropis ssp. – se reproduzem o ano todo, com menor intensidade nos meses de seca.

Marcado pela volta das chuvas, o início da primavera representou um momento de concentração dos insetos, inofensivos à saúde. “Não houve mais besouros que em anos anteriores”, diz Primavesi. “A eclosão dos ovos é que se concentrou em um período curto.”

Republicar