Imprimir PDF Republicar

Brasil

Os suspeitos do desaparecimento dos caranguejos

Acredita-se agora que possa ser um fungo ou um protozoário o responsável pela morte em massa dos caranguejos-uçá, que começou em 1998 no Ceará e se espalhou até a Bahia. Dois estudos independentes – um feito no Paraná e outro em São Paulo – indicam que uma infecção pode estar causando a morte dos caranguejos Ucides cordatus.

Sérgio Bueno, da USP, detectou no coração e em outros órgãos de caranguejos doentes um microorganismo semelhante ao protozoário Hematodinium sp., que ataca caranguejos no hemisfério Norte. Já o Grupo Integrado de Aqüicultura e Estudos Ambientais da Universidade Federal do Paraná encontrou um fungo do filo Ascomicota (subfilo Pezizomycotina) no coração e na hemolinfa – fluido que faz o papel de sangue – dos crustáceos afetados.

Mas não é possível apontar qual deles provoca a morte dos caranguejos até que seja verificado em laboratório se esses microorganismos realmente deixam os animais doentes. Não está descartada uma causa ambiental. Já havia se falado que a morte dos caranguejos poderia resultar de transformações do mangue causadas por cultivo de cana, criação de camarões ou extração de petróleo. Mas também faltam provas.

Republicar