Imprimir PDF Republicar

Brasil

Macari vence eleição da Unesp

Marcos Macari, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), campus de Jaboticabal, e Herman Voorwald, da Faculdade de Engenharia, campus de Guaratinguetá, foram os preferidos da comunidade universitária para ocupar os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp), no mandato de 2005 a 2008. A chapa vencedora teve 37,8% dos votos na eleição realizada em novembro, ante 28,7% da chapa Amilton Ferreira (Instituto de Biociências, campus de Rio Claro) e Neivo Zorzetto (Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília).

A lista tríplice encabeçada por Macari foi enviada no dia 15 de dezembro ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a quem cabe fazer a nomeação. Professor titular do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da FCAV, Macari, de 54 anos, era pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Unesp. Em novembro, foi nomeado vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP.

Graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em fisiologia humana pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, também da USP, fez pós-doutorado no Agricultural Research Council de Cambridge, Inglaterra, na Universidade de Yamagushi, Japão, e na Universidade de Laval, em Quebec, Canadá.

A Unesp, universidade estadual com maior presença em cidades paulistas, 23 ao todo, forma cerca de 4 mil estudantes todos os anos. Reúne 25.145 alunos de graduação e 9.621 alunos de pós. Seus 3.303 professores ministram um total de 166 cursos de graduação, 102 de mestrado e 88 de doutorado.

Republicar